Recomendações do guideline para exames ecocardiográficos em Obesos

Um de nossos compromissos no Diagnes é manter nossos clientes sempre atualizados de acordo com os guidelines mais recentes. Por isso mesmo, colocamos recentemente uma atualização para normalizar alguns cálculos para pacientes considerados obesos.

De acordo com o artigo publicado em 09 de janeiro de 2020, na America Heart Association com o título de “Echocardiographic Imaging Challenges in Obesity: Guideline Recommendations and Limitations of Adjusting to Body Size” [1], é preciso ajustar o cálculo do volume do átrio esquerdo indexado e do índice de massa do ventrículo esquerdo para pacientes considerados obesos.

Sendo assim, para determinar se um paciente pode ser considerado obeso ou não é preciso calcular o índice de massa corpórea (IMC) dos pacientes na fórmula :

IMC = PESO / ALTURA²

E portanto, pacientes cujo IMC é maior que 30 Kg/m², podem ser enquadrados como paciente obeso.

A recomendação vigente da American Society of Echocardiography/European Association of Cardiovascular Imaging [2] é indexar volume do átrio esquerdo pela superfície corporal do paciente.

Entretanto, essa indexação pode deixar passar uma dilatação do átrio esquerdo proveniente da obesidade de pacientes, como descrito em detalhes nesta publicação do Dr. Djair Brindeiro Filho, da Ecope. O artigo recomenda então indexar o volume do átrio esquerdo pela a altura do paciente ao quadrado, na seguinte fórmula:

VOL. AE INDEXADO = VOL. AE / ALTURA²

A referência de valor normal também muda para o volume do átrio esquerdo indexado quando o paciente é obeso e passa a ser <= 18,5 mL/m² para homens e <= 16,5 para mulheres.

O mesmo pode ser feito, segundo recomendação do artigo, para calcular o índice de massa do ventrículo esquerdo. Enquanto que a recomendação vigente para calcular o índice de massa do ventrículo esquerdo é dividir a massa do ventrículo esquerdo pela superfície corpórea, o artigo propõe dividir a massa do ventrículo esquerdo pela altura elevado a 2,7 para pacientes cujo o índice de massa corpórea seja maior que 30 kg/m².

Sendo assim a fórmula para o cálculo do índice de massa do ventrículo esquerdo passa a ser:

ÍNDICE DE MASSA = MASSA DO VE / ALTURA2,7

E assim, com essa atualização, o Diagnes fica aderente ao guideline que confere tratamento diferenciado para pacientes obesos e continua a oferecer o que tem de mais atualizado para os seus clientes.

Referências:

[1] Maninder Singh, MBBS; Anuradha Sethi, MPH; Abhishek K. Mishra, MBBS; Navin K. Subrayappa, MBBS; Dwight D. Stapleton, MD; Patricia A. Pellikka, MD Echocardiographic Imaging Challenges in Obesity: Guideline Recommendations and Limitations of Adjusting to Body Size. 2020

[2] Lang RM, Badano LP, Mor-Avi V, Afilalo J, Armstrong A, Ernande L, Flachskampf FA, Foster E, Goldstein SA, Kuznetsova T, Lancellotti P, Muraru D, Picard MH, Rietzschel ER, Rudski L, Spencer KT, Tsang W, Voigt J-U. Recommendations for cardiac chamber quantification by echocardiography in adults: an update from the American Society of Echocardiography and the
European Association of Cardiovascular Imaging. J Am Soc Echocardiogr. 2015.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x