3 TEDx que todo médico deve assistir!

Você já ouviu falar em TED Talks?
Uma série de palestras realizadas nas Américas, Ásia e Europa que aperfeiçoaram a maneira de se comunicar com o público. O TED Talk conta com palestras curtas que tem o propósito de apresentar ideias e inspirar pessoas. 

E foi pensando nisso que criamos para você uma lista dos 3 TEDx que todo médico deveria assistir para se inspirar e refletir.  

 O trabalho não precisa ser uma tortura 

A primeira a ser escolhida foi a de um grande Ted brasileiro, ele traz uma reflexão de qual o verdadeiro objetivo do nosso trabalho. Ele vai além do ambiente médico e trata sobre seu propósito de vida, reconhecimento e realização pessoal.  

“Roger Koeppl acredita que todos podemos ser mais felizes no nosso trabalho com as lições aprendidas como fundador de uma cooperativa. Roger Koeppl é fundador de YouGreen, cooperativa de reciclagem. Vencedor do Prêmio Jovens Inspiradores, o paulista introduziu conceitos de eficiência ao negócio das cooperativas.

A doctor’s touch

A segunda palestra escolhida é apresentada pelo médico e professor da Universidade de Stenford, nos Estados Unidos, Abraham Verghese. O vídeo é de 2011, mas o tema é ainda bastante atual e muito relevante para ressaltar a importância da humanização no momento de um atendimento, por meio de experiência pessoal e fatos históricos o professor demonstra que independente da tecnologia disponível, nada substitui o toque humano. 

“A medicina moderna corre o risco de perder uma ferramenta poderosa e antiquada: o toque humano. O médico e escritor Abraham Verghese descreve nosso estranho mundo novo, onde os pacientes são meramente pontos de dados e pede um retorno ao tradicional exame físico individual.”

Como os médicos vão sobreviver à revolução digital?

Na terceira palestra podemos conferir o testemunho da Doutora Andressa Gulin, contando como a inovação é um diferencial em sua vida e seu atendimento. Ela esclarece que fazer diagnóstico e prescrever tratamentos são apenas ferramentas e como as novas tecnologias podem transformar uma área médica, ressaltando a oportunidade de focar novamente no ritual do cuidado, que está nas nossas mãos.

“Médica com residência em Clínica Médica pelo Hospital de Clínicas UFPR. Com experiência clínica no serviço público e privado. Especialista em Gestão de Serviços de Saúde, FAE-PR e formada pelo Global Solution Program 2014 da Singularity University, trabalha em projetos de saúde para diminuir o sofrimento desnecessário do paciente através de inovação, criatividade e tecnologia. Professora de Saúde Coletiva da Universidade Positivo e Fundadora da LifeDoc – Medicina Personalizada.”

Espero que você tenha saído dessa leitura inspirado (a) e que esses TEDx tenham te ajudado a ir em busca do que faz sentido para você, tanto profissional quanto pessoal!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x